Reajuste de Impostos causa reclamações no Rio de Janeiro

No Comments

Os contribuintes poderão efetuar o pagamento do IPTU Rio de Janeiro 2019 em cota única ou de forma parcelada. O IPTU Rio de Janeiro 2019 é um imposto obrigatório, a data de vencimento é estabelecida pela Prefeitura Municipal.

IPTU Rio de Janeiro 2019

As pessoas que possuem imóveis registrados na cidade de Rio de Janeiro devem consultar as informações sobre o pagamento do IPTU 2019 para evitar incidência de juros e demais problemas decorrentes do atraso na quitação do tributo.

No ano anterior, a prefeitura disponibilizou o acesso ao boleto de pagamento no mês de janeiro. Para o exercício de 2019 ainda não temos informações sobre quando estará disponível. Assim que a prefeitura disponibilizar as informações, atualizaremos com mais detalhes para você consultar.

2 via IPTU Rio de Janeiro 2019

A 2 via IPTU Rio de Janeiro 2019 é um documento que pode ser emitido no site da prefeitura ou no atendimento presencial desse órgão. Caso você opte pelo atendimento presencial, não se esqueça de levar os dados pessoais do proprietário do imóvel.

O carnê de pagamento do IPTU é enviado para o endereço do proprietário. No caso de perda ou não recebimento do mesmo, é possível fazer a emissão pela internet. Mais adiante explicamos como esse recurso funciona e como você pode utiliza-lo:

  • Site para emissão da 2 via: http://scim.geometrus.com.br:83/mvia2_boletos/lista
  • Você vai precisar informar o número da sua Inscrição ou Cadastro;
  • A segunda via pode ser impressa tanto para pagamento a vista, como parcelado.
  • O contribuinte não precisa pagar nada para fazer a emissão da segunda via desse documento.

O valor passa por reajustes todos os anos. No exercício anterior, o reajuste para alguns bairros do litoral foi tão alto que aumentou até oito vezes em relação ao ano anterior. As expectativas para 2019 não são altas, mesmo por que houve muitos pedidos de revisão para os valores excessivos.

Opções de Pagamento

O valor é calculado de acordo com o valor venal do imóvel. Fazendo a emissão do documento de pagamento é possível consultar o valor cobrado.

Para permitir que os contribuintes paguem o imposto em dia, a Prefeitura disponibiliza duas formas de pagamento, conforme mencionado no início do post.

É possível efetuar o pagamento IPTU Rio de Janeiro 2019 nas seguintes opções:

  • Pagamento à vista – essa opção concede ao contribuinte um desconto de 3,5%, desde que o boleto seja pago até a data de vencimento;
  • Pagamento parcelado – essa opção não oferece desconto, mas também não incide juros. O parcelamento pode ocorrer em até 12 vezes.

Categories: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *