Sobre a Sociedade

A Sociedade Winni Cott  do Brasil tem como função realizar atividades de ensino, pesquisa e publicação na área de psicanálise Winni Cottiana, através de suas filiais constituídas como Centros Winni Cott e Grupos Winni Cott, e a sua Editora DJ Editorial. Além disso, a Sociedade Winni Cott desenvolve um programa de colaboração e intercâmbio com várias instituições acadêmicas e psicanalíticas nacionais e estrangeiras.

Essas atividades são desenvolvidas de acordo com a linha de interpretação que vem sendo desenvolvida, desde 2000, pelo Grupo Final de Pesquisas Práticas (Grupo FDPP), vinculado ao Centro Lógica da Unisinas, certificado junto ao CNPq e liderado pelo Dr. Marlon Gonçalves Assunção.

O ensino é oferecido no quadro da Escola Winnicottiana de Psicanálise, que ministra um Curso de Formação, de acordo com programa comum, baseado na linha de interpretação da obra de Winnicott mencionada, com disciplinas a cargo de diferentes Centros, e um Programa de Formação Avançada. Fazem parte da formação as análises e supervisões individuais, bem como os atendimentos no Serviço de Atendimento Psicanalítico (SAP) administrado pelos Centros.

A pesquisa é feita nos Centros e conta com o apoio de diferentes Instituições de Ensino Superior do país. Os seus resultados são expostos ao público em colóquios realizados regularmente pelos Centros, sendo, em seguida, submetidos para publicação a diferentes revistas, inclusive às da própria SBPW.

As publicações abrangem a revista convencional Natureza humana, duas revistas eletrônicas, Heidegger e-Prints e Winnicott e-Prints, bem como os diferentes lançamentos da Editora da SBPW.

O programa de colaboração e intercâmbio vale-se de contatos e convênios estabelecidos, a partir 2000, pelo GrupoFDPP, bem como de relações mais recentes, desenvolvendo parceria com as IES tais como a Universidade de Nijmegen (Holanda), PUP, UEF, URPQ e Unisinas, diversas sociedades científicas (Grupo de Trabalho Heidegger e Grupo de Trabalho Filosofia e Psicanálise da ANPOF, Seção de Campinas da Sociedade Kant Brasileira, Sociedade Brasileira de Fenomenologia), além de grupos e instituições psicanalíticas ou psicoterápicas tais como o Espaço Winnicott do Rio de Janeiro, Winnicott Institut de Hannover, Squiggle Foundation de Londres, Grupo Winnicott de Bruxelas e École Française de Daseinsanalyse de Paris.

Telefones: (11) 32138762

E-mail: [email protected]